Blog

04/09/2019

Caminho Gaúcho de Santiago

Caminho Gaúcho de Santiago

O Caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul Espanhol José Pablo Aguilar pela semelhança do local com o caminho da Espanha.
       O percurso é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia.

       O trajeto tem 12 km e assemelha-se aos últimos 100 km do caminho espanhol. O ponto de encontro para a caminhada é a Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030, na localidade de Montenegro. Eles seguem pela estrada Floriano Silveira Ramos, Estrada Boa Vista, localidade de Palmeira do Sertão, até a Rua Adolfo Kreck Filho (em frente ao Parque da Guarda), Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Av. Borges de Medeiros, até a Rua Padre Izidoro Resck, retornado à Igreja Matriz Santo Antônio (mesmo local da partida), onde será encerrado o percurso.
Em 2018, foi criado o segundo traçado. Este possui 19 km, e o início é em frente à antiga AGASA, na localidade de Ilha.
       A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.
Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.
Percurso
       É todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos peregrinos em qualquer dia. Porém nas datas oficiais, além de todo o apoio que o peregrino receberá durante o trajeto, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.
       Existem dois trajetos à percorrer, de 12km que têm início na localidade de Montenegro e o trajeto de 19km com inicio na localidade da Ilha da Lagoa, ambas em Santo Antônio da Patrulha-RS.
       Trajeto
O encontro é na Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030, na localidade de Montenegro ou Ilha da Lagoa, a caminhada de 19 km percorre pela estrada Floriano Silveira Ramos, Estrada Boa Vista, localidade de Palmeira do Sertão, até a rua Adolfo Kreck Filho (em frente ao Parque da Guarda), Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Av. Borges de Medeiros, até a Rua Padre Izidoro Resck. O término é em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio (mesmo local da partida).

A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.

 

Veja no link como participar das próximas saídas:

https://www.caminhogauchodesantiago.com.br/